segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A megafauna e o Vale do Catimbau

O termo megafauna se refere a todos os animais de grandes proporções, mais especificamente, descreve os animais terrestres pouco maiores do que um ser humano que, em geral, não são domesticados. São incluídos neste grupo as espécies aquáticas gigantes, especialmente baleias; os maiores animais silvestres terrestres existentes, especialmente os elefantes, girafas, hipopótamos, rinocerontes e grandes bovinos; e também os dinossauros e outros répteis gigantes já extintos.
Imagem relacionada
Entretanto, quando se diz megafauna, a associação mais comum é o conjunto dos animais pré-históricos de grandes proporções que conviveram com a espécie humana, e desapareceram no final do período Pleistoceno, a Era do Gelo.
 Estes animais - muitas vezes maiores do que suas contrapartes modernas, como por exemplo o mamute -, foram extintos há 10,000-40,000 anos atrás.
Em Buíque-PE portal do Vale do Catimbau, foi encontrada uma grande ossada que com estudos indicou, ser de uma preguiça gigante, após os vestígios serem encontrados não descartamos a possibilidade da area conter mais fosséis como esse.
Observando-se algumas pinturas do vale conseguimos perceber que nelas foram registradas alem de pequenos animais, outros de percepção de grande porte, o que tambem pode indicar que possivelmente alguns desses animais ainda tenham vivido nesse lugar junto com as tribos que abrigavam o local.