quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Morcego raro passa a se alimentar de sangue humano no Vale do Catimbau em Pernambuco


morcego-vampiro-das-pernas-peludos costumava se alimentar do sangue de aves / Foto: Enrico Bernard/Cortesia
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram um comportamento estranho em uma colônia de setenta morcegos-vampiros que vivem no Parque Nacional de Catimbau, em Pernambuco: esses animais, que geralmente se alimentam do sangue de aves, estão buscando a bebida também em humanos.


A especie, conhecida popularmente como morcego-vampiro-das-pernas-peludos, era catalogada pelos cientistas como um mamífero que se alimentava apenas do sangue de animais, como aves de grande porte.

Morcego da espécie Diphylla ecaudata, que normalmente se alimenta do sangue de aves

Antes, na América Latina, das três espécies de morcegos vampiros, apenas uma tinha sido registrada como um animal que consume de sangue humano. “Temos o primeiro registro do consumo de sangue humano pela espécie desse morcego vampiro”, afirma o professor Enrico Bernard, do departamento de Zoologia da Universidade.



Os pesquisadores acreditam que a caça de pássaros e os danos ambientais causados pela exploração humana sejam responsáveis por essa mudança de hábito. Com a diminuição na população das aves da região, os morcegos-vampiros estão sendo obrigados a encontrar novas presas – incluindo humanos.



Apesar da descoberta, o professor alerta que a população da região não deve entrar em pânico, mas é preciso tomar cuidados, pois a mordida do mesmo, uma infecção viral que afeta o sistema nervoso e é praticamente fatal. “Se for dormir ao ar livre, procure proteção, de preferência uma tela contra mosquitos para evitar também a mordida do morcego. Se for mordido, procure um um posto de saúde para receber a vacina antirrábica”, explica.